© 2016 por Carioca Va'a Clube | Canoa Polinésia | Urca | RJ

  • Facebook - Black Circle
  • Black Instagram Icon
  • YouTube - Black Circle
  • Google+ - Black Circle

#VEMREMAR

Você é nosso convidado para uma remada experimental. Entre em contato conosco para agendar sua iniciação. Você receberá instruções básicas de segurança e técnica de remada na Canoa Polinésia. Ao lado de outros remadores, conhecerá um pouco das tradições polinésias e do espírito de equipe que caracteriza a prática desta atividade. Será uma experiência inesquecível e uma grande motivação para remar regularmente.

Uma atividade física e cultural ao alcance de todos

Não precisa ter experiência para praticar canoa polinésia. A remada experimental é a iniciação, que proporciona o primeiro contato com a atividade e abre as portas para você se tornar um remador habitual ou até mesmo um atleta. Basta ter disposição, comprometimento e interesse em apreender. A remada não exige muita força ou preparo físico. Mais do que força, o fundamental é aprender os fundamentos básicos da técnica e remar em sincronia. A força e o preparo podem ser trabalhados ao longo da prática regular.

 

O único requisito obrigatório é saber nadar. Em situações excepcionais a canoa pode virar, e o colete salva-vidas ajuda na flutuação, mas não substitui a familiaridade com o mar e o preparo para adotar os procedimentos de segurança em caso de “huli” (virada) ou outras situações extremas.

 

Na remada experimental você receberá instruções de como remar e como se portar durante a remada. É fundamental chegar no horário marcado, para não atrasar a saída. O trabalho em equipe e o respeito mútuo é uma das características marcantes da Canoagem Polinésia. Lembramos que o tempo chuvoso não atrapalha de forma alguma as saídas. No entanto as condições do mar são determinantes para que as saídas aconteçam. Em caso de tempestades, mar agitado, ventos fortes e qualquer outro fator que venha a comprometer a segurança dos participantes a saída será cancelada.

Trabalho em Equipe

“KOMO MAI KAU MAPUNA HOE”

(coloque sua pá na água e junte-se ao esforço!)

O trabalho em equipe, desde os tempos antigos, é uma das características mais fortes do va’a. Na preparação das embarcações e no dia a dia dos núcleos de va’a, as tarefas podem ser distribuídas ou os remadores podem tomar a iniciativa. As características e habilidades de cada indivíduo para o grupo têm o mesmo valor: os mais jovens e fortes fazem o trabalho mais pesado, o ancião oferece incentivo e conselhos, outros limpam e preparam as amarras, abastecem a canoa com água e comida.