Destino: Praia do Forte Rio Branco


A galera do Carioca Va’a Clube partiu hoje para o que podemos chamar de uma remada clássica na Guanabara. Com a canoa havaiana Mana He’e preparada, saímos da Praia Vermelha por volta das 6:15, atravessando a baía em cerca de 30 minutos de remada intensa, com o sol nascendo atrás das montanhas.

Nosso destino foi a Praia do Forte Rio Branco, uma belíssima praia A 5 km de distância, com vegetação costeira quase intocada. Por se tratar de área miliar, o acesso depende de autorização, mas de canoa temos a possibilidade de chegar bem perto da praia, mergulhar e curtir o visual.

A praia possui um mar calmo na maior parte do ano, mas para chegar até ela enfrentamos as correntes da entrada da baía e um tráfego de embarcações que requer atenção redobrada e muita pressão na remada.

ao fundo, o visual que nos motiva a acordar cedo

Na chegada, fizemos uma merecida pausa para descanso, e o mar clarinho nos brindou durante alguns segundos com uma tartaruga nadando ao lado e por debaixo da canoa.

Na volta, a concentração não impediu a galera de apreciar um dos cenários mais belos do planeta: a cidade do Rio de Janeiro, com o Pão de Açúcar, os Dois Irmãos, as montanhas da Zona Sul e as ilhas oceânicas. Que venham as próximas remadas…


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square

Trabalho em Equipe

“KOMO MAI KAU MAPUNA HOE”

(coloque sua pá na água e junte-se ao esforço!)

O trabalho em equipe, desde os tempos antigos, é uma das características mais fortes do va’a. Na preparação das embarcações e no dia a dia dos núcleos de va’a, as tarefas podem ser distribuídas ou os remadores podem tomar a iniciativa. As características e habilidades de cada indivíduo para o grupo têm o mesmo valor: os mais jovens e fortes fazem o trabalho mais pesado, o ancião oferece incentivo e conselhos, outros limpam e preparam as amarras, abastecem a canoa com água e comida.