Destino: Praia de Fora

September 19, 2012

 

A Praia de Fora está localizada na Fortaleza de São João (Urca), na entrada da Baía de Guanabara. Por se tratar de área militar, a entrada é restrita e depende de prévia autorização por parte do exército, um procedimento não muito fácil de conseguir.

 

Essa praia praticamente intocada e desconhecida pode ser acessada com facilidade pelos remadores de Canoa Havaiana do Carioca Va’a. O trajeto, partindo da Praia Vermelha ou da Praia da Urca em canoas OC1 (individuais) ou OC6 (6 remadores), leva cerca de 20 minutos.

 

O desembarque não é permitido; aliás, basta aproximar a canoa da faixa de areia para os sentinelas do exército aparecerem e sinalizarem para mantermos distância. Mas isso não é problema.

 

A praia integra o belíssimo cenário emoldurado pelo Pão de Açúcar e Morro Cara-de-Cão. Suas areias são claras e finas, e por estar protegida das correntes e ventos, suas águas oferecem condições propícias para mergulhar e descansar quando se parte remando de va’a para trajetos mais extensos ao longo da Baía de Guanabara.

 

 

Mas não é apenas o destino final que vale a remada. O Costão do Pão de Açúcar (também acessível por trilhas que levam às vias de escalada), a Ilha da Laje com seu respectivo forte e a Ilha de Cotunduba são alguns exemplos das inúmeras belezas naturais que vão se revelando ao longo do trajeto.

 

Na foto ao lado, uma das canoas do nosso clube chamada Aita Pe’a Pe’a (“no problem”, “tudo tranquilo” em Taitiano) faz pausa estratégica para aproveitar a água limpa e a tranquilidade que as remadas de va’a nos proporcionam.

Please reload

Posts Em Destaque

Lygia Câmara, 78 anos, remadora de va'a

October 20, 2015

1/1
Please reload

Posts Recentes

February 14, 2014

September 19, 2012

September 19, 2012

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square

Trabalho em Equipe

“KOMO MAI KAU MAPUNA HOE”

(coloque sua pá na água e junte-se ao esforço!)

O trabalho em equipe, desde os tempos antigos, é uma das características mais fortes do va’a. Na preparação das embarcações e no dia a dia dos núcleos de va’a, as tarefas podem ser distribuídas ou os remadores podem tomar a iniciativa. As características e habilidades de cada indivíduo para o grupo têm o mesmo valor: os mais jovens e fortes fazem o trabalho mais pesado, o ancião oferece incentivo e conselhos, outros limpam e preparam as amarras, abastecem a canoa com água e comida.

© 2016 por Carioca Va'a Clube | Canoa Polinésia | Urca | RJ

  • Facebook - Black Circle
  • Black Instagram Icon
  • YouTube - Black Circle
  • Google+ - Black Circle