Destino: Piratininga

March 9, 2013

 

Este Sábado de sol, mar flat e pouco vento foi o cenário perfeito para remar até Piratininga, que há muito tempo estava em nossa programação. Chegamos na Praia da Urca às 6:30 para refazer a amarração taitiana da ama preta e branca by Marcelo Depardo, substituindo as borrachas por corda. Missão cumprida, preparamos as canoas Aita Pe’a Pe’a, Ho’oponopono e Carioca (que seguiu com a câmera na proa).

 

Saímos com destino à Ilha de Boa Viagem, em Niterói, mas ao chegar na altura da ilha da Lage  não tivemos dúvidas. Era o dia certo para seguir rumo a Piratininga, praia cujo nome de origem tupi significa “secagem de peixe” ou “peixe a secar”.

 

Atravessamos a baía com tranquilidade. Com poucos navios cruzando, praticamente não precisamos alterar a rota ou esperar a passagem de embarcações. Assim seguimos, ora desviando ora surfando as ondulações deixadas pelas embarcações menores. O sol estava forte, mas não o bastante para tornar a remada desgastante, e logo nos aproximamos da entrada da “Prainha”, como é chamado o canto direito da praia da Piratininga, protegido entre as pedras.

 

Pelos sorrisos estampados nos rostos dos remadores em todas as três canoas o visual não poderia ser melhor. As águas de cor esverdeada estavas cristalinas e convidativas. Desembarcamos na areia razoavelmente limpa, mergulhamos, tiramos fotos, curtimos o visual da praia tendo ao fundo o Rio de Janeiro, suas montanhas e ilhas oceânicas.

 

Com a mesma disposição da ida, voltamos em segurança, a tempo de encontrar a praia da Urca ainda vazia para passarmos com as canoas. Hidratação, beijos, abraços, cumprimentos e muito aloha para começar bem o final de semana.

Please reload

Posts Em Destaque

Lygia Câmara, 78 anos, remadora de va'a

October 20, 2015

1/1
Please reload

Posts Recentes

February 14, 2014

September 19, 2012

September 19, 2012

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square

Trabalho em Equipe

“KOMO MAI KAU MAPUNA HOE”

(coloque sua pá na água e junte-se ao esforço!)

O trabalho em equipe, desde os tempos antigos, é uma das características mais fortes do va’a. Na preparação das embarcações e no dia a dia dos núcleos de va’a, as tarefas podem ser distribuídas ou os remadores podem tomar a iniciativa. As características e habilidades de cada indivíduo para o grupo têm o mesmo valor: os mais jovens e fortes fazem o trabalho mais pesado, o ancião oferece incentivo e conselhos, outros limpam e preparam as amarras, abastecem a canoa com água e comida.

© 2016 por Carioca Va'a Clube | Canoa Polinésia | Urca | RJ

  • Facebook - Black Circle
  • Black Instagram Icon
  • YouTube - Black Circle
  • Google+ - Black Circle