Moloka'i Hoe: Um guia para o sucesso (documentário)

Em algum momento de sua trajetória muitos remadores de canoa polinésia acabarão se deparando com a vontade de enfrentar o desafio do Canal Ka’iwi, afinal de contas, a Moloka’i Hoe e a Na Wahine O Ke Kai (prova feminina) representam uma espécie de campeonato mundial de va’a. Para as equipes que viajam de outros países para correr essa prova, a logística, preparação e planejamento para uma travessia com sucesso serão desafios tão grande como a própria prova.

Então, por que não aprender um pouco com a experiência daqueles que, antes de nós, foram motivados pelo mesmo desejo? Ao longo dos 19 anos em que esse evento vem sendo realizado, os Mooloolaba Masters e Senior Masters ganharam nove títulos disputando na categoria Master e quatro na categoria Sênior Master, normalmente figurando entre os 10 ou 20 primeiros de um total de mais de 100 canoas.

Neste documentário, nós acompanhamos a Equipe na edição da prova do ano de 2010, desde a preparação até a competição, discutindo a fórmula que os faz ter tanto sucesso e bons resultados.

Assista abaixo o Documentário na íntegra, separado em três partes:


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square

Trabalho em Equipe

“KOMO MAI KAU MAPUNA HOE”

(coloque sua pá na água e junte-se ao esforço!)

O trabalho em equipe, desde os tempos antigos, é uma das características mais fortes do va’a. Na preparação das embarcações e no dia a dia dos núcleos de va’a, as tarefas podem ser distribuídas ou os remadores podem tomar a iniciativa. As características e habilidades de cada indivíduo para o grupo têm o mesmo valor: os mais jovens e fortes fazem o trabalho mais pesado, o ancião oferece incentivo e conselhos, outros limpam e preparam as amarras, abastecem a canoa com água e comida.