Remando com pinguins na orla do Rio
Uma dupla de remadores de Canoa Havaiana do Carioca Va’a Clube treinava hoje cedo, fazendo o trajeto da Praia Vermelha até o Arpoador, quando teve o privilégio de encontrar pinguins no mar de Copacabana, na altura do posto 5. Com o mar flat, água clara e tempo bom, aproveitaram a companhia dessas graciosas criaturas que nadavam no mesmo sentido das canoas, seguindo a corrente.

Durante esta época do ano, é muito comum o aparecimento de pinguins no litoral do Rio de Janeiro. Segundo biólogos marinhos e o Grupamento Marítima (GMAR), a espécie mais comum é o pinguim de Magalhães, que migra da Patagônia seguindo correntes marítimas frias.
Em nossas remadas de canoa polinésia ao longo do ano é comum encontrar tartarugas, golfinhos (toninhas), arraias e outros seres marítimos encantadores. Avistar pinguins, entretanto, não costuma ser tão frequente. A sensação de estar em contato com a vida marinha em suas mais belas formas é sempre recompensadora, e nos faz lembrar o quanto vale a pena acordar cedo para remar pela orla do Rio de Janeiro e ver o sol nascer atrás das montanhas da Guanabara.